Acordo Mercosul e União Europeia está maduro, afirma Alckmin

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante o evento Fórum de Brasília, realizado pela Arko, nesta terça-feira (21), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, projetou a consolidação do acordo entre Mercosul e União Europeia em dezembro.

“Há o compromisso com a questão de natureza fiscal, reforma estruturante como a reforma tributária, acordos internacionais. O Mercosul precisa de mais acordos, está maduro o acordo Mercosul e União Europeia. Está bem maduro para poder caminhar agora no começo de dezembro”, afirmou Alckmin.

Além disso, na segunda-feira (20), o presidente Lula conversou por telefone com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. De acordo com a assessoria do Planalto, “os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes”.

Bandeira do Brasil e do Mercosul – Foto: Marcos Oliveira/Senado Federal

Leia mais! Lula e presidente da Espanha discutem acordo UE-Mercosul

Dificuldades para fechar o acordo do Mercosul

O governo se esforça para fechar o acordo durante a Presidência rotativa do Brasil, que se encerra no dia 7 de dezembro. No entanto, há dois pontos que podem prejudicar a consolidação do acordo: novas exigências ambientais do bloco europeu e a eleição de Javier Milei, na Argentina.

Leia mais! Mercosul: Haddad defende integração para negociar com União Europeia

Quanto à sustentabilidade, Lula deixou claro, em outras ocasiões, que o Brasil cumpriu todas as condições impostas pelo acordo e não aceitará novas imposições dos europeus.

Em relação à eleição de Javier Milei, que deve assumir a presidência da Argentina no dia 10 de dezembro, há preocupação de tentativa de rompimento do acordo por parte do país vizinho. Milei chegou a defender a saída do bloco econômico, mas recuou da ideia e passou a argumentar por mudanças estruturais no Mercosul.

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais