Início » XP/Ipespe: Lula em vantagem sobre Bolsonaro e demais rivais

XP/Ipespe: Lula em vantagem sobre Bolsonaro e demais rivais

A+A-
Reset

A pesquisa XP/Ipespe também realizou simulações sobre a sucessão. Assim como o apontado por pesquisas anteriores divulgadas nessa semana – CNT/MDA e PoderData – o ex-presidente Lula (PT) está em vantagem no embate com o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

Na simulação de primeiro turno, Lula lidera com 38% das intenções de voto, seis pontos percentuais a mais que o registrado em junho. Bolsonaro perdeu dois pontos entre junho e julho, aparecendo agora com 26%.

Na terceira posição há um quadro de embate técnico entre os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Sem partido). Ciro tem 10% e Moro aparece com 9%. Em seguida aparecem outros três presidenciáveis, também tecnicamente empatados: o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e Guilherme Boulos (PSOL) com 2%, cada. Brancos, nulos e indecisos somam 11%.

Num segundo cenário testado, Lula lidera com 35%. Bolsonaro está em segundo lugar com 27%. Ciro tem 11%. Mandetta (5%) aparece em quarto lugar tecnicamente empatado com o apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena (PSL), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que registram 4%. Boulos aparecem com 2%. Brancos, nulos e indecisos somam 12%.

Embora tenhamos cerca de 1/3 do eleitorado fora do embate Lula x Bolsonaro, a quebra dessa polarização continua difícil. Mesmo que na menção espontânea 38% dos entrevistados ainda não tenham candidato, 25% citam Lula e 22% mencionam Bolsonaro. Ou seja, o ex-presidente e o presidente possuem uma intenção de voto bastante consolidada nesse momento.

Segundo turno seria adverso para Bolsonaro

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 49% a 35%. Conforme podemos observar, em relação à sondagem de junho, a vantagem de Lula, que era de 45% a 36%, aumentou.

Jair Bolsonaro também seria derrotado por Ciro Gomes (43% a 33%). O presidente aparece tecnicamente empatado, mas numericamente atrás de Sergio Moro (37% a 34%). Bolsonaro também empata com Doria (37% a 34% em favor de Bolsonaro) e Eduardo Leite (35% a 32% em favor do presidente) e Mandetta (35% para cada um)

Lula, além de vencer Bolsonaro, derrotaria também Ciro (45% a 30%), Mandetta (48% a 25%) e Leite (49% a 31%).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real além de relatórios, Lives Exclusivas e um Evento Especial com figuras notáveis da nossa rede de contatos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais