Início » Reforma do IR deve passar por grandes mudanças

Reforma do IR deve passar por grandes mudanças

A+A-
Reset

Em reunião com representantes do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), relator da reforma do Imposto de Renda, garantiu aos empresários presentes de que a proposta enviada pelo governo passará por grandes modificações.

Aos presentes, Sabino disse que fará mudanças amplas para melhorar o ambiente de negócios e para evitar um aumento de carga tributária sobre as empresas. O relatório será apresentado nesta terça-feira (13) no colégio de líderes da Câmara dos Deputados.

“O relator estuda reduzir, em 50 bilhões de reais, a carga tributária sobre a renda do capital produtivo e dos trabalhadores”, publicou mais tarde o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“A Câmara dos Deputados entregará uma reforma estruturante do imposto de renda, que promoverá uma grande geração de emprego e renda nos próximos anos. Faremos justiça fiscal e simplificação do sistema tributário”, escreveu.

Proposta original desagradou

PL 2337/2021, apresentado em junho, trata da reforma do imposto de renda para pessoas físicas, empresas e investimentos. A principal medida é a elevação da faixa de isenção do IRPF de R$ 1.900 para R$ 2.500. Para compensar essa perda de arrecadação, o governo propôs o retorno da tributação de lucros e dividendos que as empresas pagam aos seus acionistas como remuneração. A taxa, de 20%, desagradou o mercado, que, mesmo com a redução do IRPJ, enxergou aumento da carga tributária.

Fundos imobiliários

Entre deputados consultados pela Arko há o entendimento de que o relator deve, inclusive, retirar a tributação de Fundos Imobiliários (FIIs) prevista no projeto.

Se o texto fosse aprovado como foi enviado à Câmara, a partir de 2022, os rendimentos distribuídos a pessoa física pelos FIIs, passariam a ser tributados em 15%.

“O governo enviou a proposta com ‘gordura’. A taxa deve sofrer alterações. Em relação aos Fundos Imobiliários (FII), por exemplo, há a chance de que seja uma mudança considerável – uma expressiva redução”, avalia o cientista político da Arko Advice, Lucas de Aragão.


Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais