Início » PSDB: 9 estados apoiam Leite; 5 preferem Doria

PSDB: 9 estados apoiam Leite; 5 preferem Doria

A+A-
Reset

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu o apoio dos diretórios de Santa Catarina (SC) e da Paraíba (PB) nas últimas horas, ampliando o número de apoios.

A pré-candidatura de Leite vem ganhando força, principalmente após o senador Tasso Jereissati (CE) desistir da disputa em favor do governador gaúcho.

Além de SC e PB, Leite é apoiado pelo Rio Grande do Sul (RS), Alagoas (AL), Amapá (AP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG), Paraná (PR) e Ceará (CE).

O governador de São Paulo, João Doria, por sua vez, além do apoio do diretório do PSDB de seu estado, atraiu o Acre (AC), Distrito Federal (DF), Pará (PA) e Tocantins (TO).

Caso o ex-prefeito de Manaus (AM) Arthur Virgílio Neto desista de disputar a prévia, a tendência é que o diretório do Amazonas (AM) também manifeste apoio a Doria.

Apesar de Leite contar com 9 diretórios do partido contra 5 de Doria, a vantagem do governador gaúcho não é definitiva.
Vale lembrar que as prévias do PSDB ocorrem via colégio eleitoral.

O sistema de prévias é complexo e os eleitores estão divididos em quatro grupos com pesos diferentes: filiados (25%); deputados federais, senadores, governadores, vice-governadores e ex-presidentes do PSDB (25%); deputados estaduais (25%); prefeitos (12,5%) e vereadores (12,5%).

Além disso, o voto dos filiados não é obrigatório. Assim, o candidato que conseguir mobilizar mais filiados em estados estratégicos deverá se beneficiar. Outro aspecto é o peso diferente dos estados. Em SP, por exemplo, estão concentrados 23% dos filiados tucanos.

Assim, caso João Doria mobilize as bases do PSDB paulista e conquiste uma boa vantagem em seu estado, poderá reverter a preferência da cúpula tucana por Eduardo Leite.


Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais