Início » Lira dá recado ao governo: “não aprovaremos retrocessos”

Lira dá recado ao governo: “não aprovaremos retrocessos”

De acordo com Lira, a desoneração e o Perse não podem ser encerrados sem uma conversa ampla com o Congresso Nacional

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Durante a cerimônia de abertura do ano Legislativo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teceu críticas às movimentações do Executivo contra a desoneração da folha de pagamentos. Bem como, o Perse e às emendas do Orçamento de 2024.

Leia mais! DINO APRESENTA PROJETO CONTRA ACAMPAMENTOS PERTO DE ÁREA MILITAR

– Não subestimem esta mesa diretora. Não subestimem os membros do parlamento e desta legislatura. Quem tanto fez ano passado, abre hoje o ano legislativo com foco determinação e mais vontade de entregar aquilo que realmente interessa ao país – declarou.

De acordo com Lira, a desoneração e o Perse não podem ser encerrados sem uma conversa ampla com o Congresso Nacional. Ambos os temas foram alvo da Medida Provisória 1202/2024, que finda os benefícios tributários aprovados pelo Legislativo.

Arthur Lira

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Além disso, o presidente referência aos vetos presidenciais às emendas de comissão previstas no Orçamento deste ano. O corte totaliza R$ 5,4 bilhões, o que desagradou o Parlamento.

– Fundamental também relembrar que nossa Constituição garante ao Legislativo o direito de discutir, modificar, emendar, para, somente aí, aprovar a peça orçamentária oriunda do poder executivo.

Lira cita as prioridades do ano

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a regulamentação da Reforma Tributária e a retomada das discussões sobre a Reforma Administrativa estão entre as prioridades da Casa neste ano.

Leia mais! PROJETO PARA IMPEDIR INVASÃO DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA É ANALISADO NO SENADO

Além disso, Lira citou a regulamentação da inteligência artificial, tendo em vista as eleições municipais de outubro, e os projetos que integram a pauta verde, visando a participação do Brasil na COP30, que este ano será realizada em Belém, no Pará.

Arthur LiraCongressopolítica

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais