Início » Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaPolíticaPolíticas Públicas

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), em entrevista nesta quarta-feira (16), no programa Bom Dia, defendeu a participação da iniciativa privada na construção e manutenção de estradas previstas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Todas aquelas estradas que têm viabilidade técnica econômica para ser uma concessão, para ser uma Parceria Público-Privada (PPP), nós priorizamos esses modelos”, afirmou.

Em situações em que não há interesse de empresas, o investimento deve ser feito com o orçamento geral da União. No entanto, o ministro destaca os incentivos para gerar as condições adequadas ao investimento privado. “Nós vamos formar o fundo garantidor para a PPP, nós vamos buscar dar financiamento a custos mais baixos possível para as empresas que queiram participar dos projetos”, pontuou.

Sobre concessões ineficientes, Rui Costa garante que, após consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU), o governo vai “intensificar a negociação, seja das estradas federais, seja dos aeroportos e reabilitar esses contratos que houver mútuo interesse da União e do empresário que tem a concessão, e aqueles que não tenham, nós vamos licitar.”

Sobre as PPPs

São acordos estabelecidos entre a Administração Pública e entes particulares para viabilizar o desenvolvimento de atividades consideradas relevantes para o Poder Público e que apresentam rentabilidade para o investidor. Cada caso apresenta suas particularidades, mas as normas gerais para licitação e contratação de PPP no âmbito da administração pública são definidas pela Lei n. 11.079, de 30 de dezembro de 2004.

InfraestruturaorçamentoPACRui Costa

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais