A partir de 8 de julho, os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) implementarão a padronização das nomenclaturas utilizadas nos extratos bancários. Inicialmente, a medida abrangerá as diversas denominações usadas para operações de saque e depósito. Em um segundo momento, será estendida para incluir outras operações financeiras, conforme planos futuros da Febraban.
O principal objetivo da iniciativa é melhorar a compreensão das informações bancárias por parte dos clientes. Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a padronização deve beneficiar especialmente aqueles que precisam acessar contas em mais de uma instituição financeira.
“A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, destacou Faria.
Extratos bancárias padronizados
Atualmente, os bancos utilizam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes para as operações, o que pode resultar em confusão e dificuldade para os clientes. Entre os termos que aparecem nos extratos bancários estão os depósitos de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta.
Sendo assim, para garantir que os clientes estejam bem informados, a Febraban disponibilizará as informações em no site oficial da organização. Dessa forma, os usuários poderão consultar e familiarizar-se com os novos termos, assegurando uma transição suave e sem contratempos.