Início » Variáveis que desafiam o governo Lula 3 – Análise

Variáveis que desafiam o governo Lula 3 – Análise

O desafio enfrentado pelo governo Lula é lidar com novas variáveis que surgiram após as jornadas de 2013, as quais complicam os esforços

A+A-
Reset

O governo Lula 3 tem o desafio de lidar com novas variáveis, surgidas após as jornadas de 2013, que dificultam a reconstrução do Brasil a partir do modelo lulista que vigorou entre 2003 e 2010. A primeira variável
que desafia o presidente Lula (PT) são as redes sociais. Diferentemente dos governos Lula 1 e 2, a televisão não é
mais o veículo hegemônico. Hoje, seu protagonismo é dividido com as redes sociais, onde há um forte ativismo digital da direita.

Lula

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Leia mais! Fim da reeleição? – Análise

A segunda variável é a governabilidade. Além da correlação de forças adversa ao governo no Congresso, o Poder Legislativo hoje dispõe de um importante controle sobre o Orçamento. O poder de agenda do presidente foi reduzindo ao longo do tempo, tornando a construção da governabilidade um processo político mais complexo. A terceira variável refere-se aos agentes econômicos. A tolerância com medidas intervencionistas é menor do que no passado. Existe também uma pressão vinda do mercado com a governança corporativa nas empresas públicas. Além disso, diferentemente do passado, o poder político e financeiro do Estado é menor, aumentando a dependência do setor privado. Soma-se a isso a perda de influência da indústria e o aumento de poder do agronegócio.

A quarta variável envolve a popularidade. Mesmo que a avaliação positiva de Lula melhore muito, é improvável que o presidente tenha 80% de aprovação, como em 2010. Com a polarização, a opinião pública tende a continuar dividida, o que significa um capital político menor para Lula para enfrentar as turbulências.

A quinta variável é a oposição. O Brasil tem hoje uma oposição de direita mobilizada, o que não existia nos governos Lula 1 e 2. Ancorados na pauta dos costumes e na força dos evangélicos, setores importantes da sociedade rejeitam o diálogo com Lula e com a esquerda.

Leia mais! Entrelaces da sucessão no Legislativo – Análise

Diante de um Brasil distinto do período 2003-2010, o governo precisa se adaptar, sob pena de continuar enfrentando obstáculos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais