Início » Temas de fevereiro – Análise

Temas de fevereiro – Análise

Há vários temas que movimentam o Legislativo. Entre eles, pelo menos três estremeceram a relação entre o Congresso e o Executivo

A+A-
Reset

O Congresso Nacional retoma suas atividades esta semana. Mas, por conta do Carnaval (10 a 13/02), a expectativa é de que haja poucas votações ao longo do mês de fevereiro. Contudo, há vários temas que movimentam o Legislativo.

Entre eles, pelo menos três estremeceram a relação entre o Congresso e o Executivo: o veto a dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias sobre cronograma de pagamento de emendas parlamentares; o veto a emendas de comissão no valor de R$ 5,6 bilhões; e a questão da medida provisória que trata da reoneração da folha de pagamento. Há pressão para que os vetos de Lula sejam derrubados e que haja uma solução para a questão da desoneração da folha.

Leia mais! CONGRESSO REAGE À NOVA PORTARIA SOBRE TRABALHO EM FERIADOS – ANÁLISE

Na Câmara também começa uma negociação intensa em torno do comando das comissões permanentes na Casa. Espera-se que os novos presidentes sejam eleitos no início de março. A disputa mais acirrada envolve a Comissão de Constituição e Justiça, cujo presidente era o deputado Rui Falcão (PT-SP). O PL, maior partido da Casa, pleiteia o comando do colegiado este ano.

congresso

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Flávio Dino, que deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, reassume seu mandato de senador. No Senado, onde fica até o dia 21, pretende apresentar projetos ligados à área de segurança pública. No dia 22, Flávio Dino toma posse no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais! A REPÚBLICA ORÇAMENTARISTA

No dia 28, o STF julga o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra a decisão da chamada “revisão da vida toda”, em que o Supremo reconheceu o direito dos segurados do INSS de solicitar que toda a vida contributiva seja considerada no cálculo do benefício. O impacto está estimado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 em R$ 480 bilhões com o cumprimento da decisão.

Congresso

Foto: Divulgação/Sociedade Online

Antes, no dia 22, a Primeira Sessão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisa ação que trata da legalidade da inclusão da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica (TUST) e da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (TUSD) na base de cálculo do ICMS.

Leia mais! ORÇAMENTO DE 2024: VEJA AS COMISSÕES QUE MAIS SOFRERAM VETOS

Vale ressaltar que o presidente Lula (PT) visita, no dia 15, o Egito e, em seguida, participa da Cúpula da União Africana, na Etiópia.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais