Início » Empresa do governo de Mato Grosso assumiu a concessão da BR-163 no estado

Empresa do governo de Mato Grosso assumiu a concessão da BR-163 no estado

A+A-
Reset

ANTT e a Concessionária Rota do Oeste (CRO), do grupo Odebrecht, que administra um dos dois trechos da BR-163 em Mato Grosso, assinaram na semana passada o termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que oficializa a mudança acionária da empresa.

O aporte financeiro no primeiro mês da nova administração da rodovia será de R$ 520 milhões. Mas, os investimentos da nova controladora vão chegar a R$ 1,2 bilhão. Ao longo do ano que vem, serão usados mais R$ 170 milhões e o restante (R$ 510 milhões), no ano seguinte.

A experiência poderá ser replicada em casos semelhantes em seis estados e no Distrito Federal em relação às rodovias BRs 101 (ES e RJ); 262 MG); 163 (MS); 393 (RJ) 153 (GO) e 60 (DF e GO). Concessionárias desses trechos protocolaram pedido de concessão dos ativos.

O governo de Mato Grosso estado vai dar prioridade ao cronograma de obra de acordo com a situação de cada trecho da rodovia, focando principalmente na redução do número de acidentes e fluidez do tráfego. Para que a sociedade mista controlada pelo governo do Mato Grosso (MTPar) assuma a concessão, o governo do estado deixou claro que será preciso resolver a situação das dívidas contraídas pela CRO. 

Grande parte desses débitos são com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasil. Mas há também pendências financeiras com outros bancos. Em relação à parte da dívida com os bancos públicos, a proposta da MT Par para equacionar e diminuir as dívidas existentes passa pelo não pagamento dos juros, que são altos. O estado negocia com as duas instituições. 

No caso dos bancos privados houve acerto em relação ao montante da dívida de R$ 915 milhões. As sete instituições credoras concordaram em dar desconto de 60% na dívida com o pagamento feito à vista. Em reunião de sua diretoria colegiada a ANTT aprovou na quarta-feira a proposta que tinha sido analisada pelo TCU, condicionada à transferência de controle acionário. A proposta incluiu pedidos de modificação, que foram atendidos pela agência reguladora.

 

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais