Início » MDB aprova Simone Tebet (MS) como candidata à Presidência

MDB aprova Simone Tebet (MS) como candidata à Presidência

A+A-
Reset

O MDB oficializou nesta quarta-feira (27) senadora Simone Tebet (MS) como candidata do partido à Presidência da República. Apesar de resistências internas, a senadora foi aprovada com o aval da maioria dos diretórios do partido, por 262 votos favoráveis e nove contrários. Também nesta quarta, mais cedo, o PSDB e o Cidadania confirmaram a aliança eleitoral em apoio à senadora mato-grossense, mas adiaram a escolha do nome para a vice na chapa.

Votaram 182 delegados do partido — alguns com direito a mais de um voto, por causa das funções que desempenham na estrutura do MDB possuem cargo eletivo. Delegados integrantes dos diretórios de Alagoas e Paraíba, no total de 97, não votaram.

O presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), referiu-se a Simone Tebet como futura presidente do Brasil, ao lembrar que ela obteve apoio de 97% dos delegados. “Não percorremos o caminho mais fácil, não percorremos o caminho da velha política, do ‘toma lá, dá cá’, das negociações não republicanas. Não percorremos um caminho fácil, mas percorremos o melhor caminho”, afirmou.

Antes, ao se manifestar durante a reunião, a senadora afirmou que a candidatura própria ao Palácio do Planalto dará ao MDB mais envergadura para eleger um número maior de postulantes ao Legislativo.

Com a declaração, a senadora tentou atrair os correligionários que vão concorrer a vagas no Parlamento, que costumam argumentar que o partido deveria investir os recursos de que dispõe para tentar aumentar suas bancadas no Congresso, em vez de apostar numa candidatura ao Executivo federal que soma 1% nas pesquisas, como Tebet.

“Em 2020, o Brasil viu o MDB continuar sendo a maior força política partidária do país, com o maior número de eleitos (para prefeituras). Agora temos condições de nos tornar gigantes. Estamos prontos para fazer o maio número de deputados estaduais, federais, senadores e governadores”, afirmou a senadora.

Após a confirmação de seu nome como candidata do MDB, Tebet disse que se tornará mais conhecida com o trabalho forte nas redes sociais e de viagens. “Eu não tenho medo de nada. Sou ficha limpa e posso andar nas ruas com tranquilidade, conversar com pessoas e dar entrevistas. Estou muito confiante que a partir de agora me torno mais conhecida. Não precisaremos chegar a dois dígitos para estarmos convictos que estaremos no segundo turno”, afirmou.

A candidatura de Tebet foi a que vingou de todas as tentativas de organização da chamada terceira via, e ela se coloca como a opção para o eleitor que quer fugir da polarização entre Lula e Bolsonaro. Outras propostas de candidaturas para se opor a esse cenário polarizado foram naufragando ao longo dos últimos anos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais