Início » Conselho de Administração da Petrobras mantém veto a indicados do governo

Conselho de Administração da Petrobras mantém veto a indicados do governo

A+A-
Reset

O conselho de administração da Petrobras acatou ontem o parecer de comitê interno da empresa e manteve a rejeição a dois dos oito indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a renovação do colegiado.

Na reunião, o conselho agendou para 19 do próximo mês a assembleia que vai eleger os novos nomes. A medida é parte do esforço do governo para reduzir resistências a intervenções políticas na companhia.

O Comitê de Elegibilidade da empresa tinha concluído na semana passada por pareceres negativos à aceitação de Jhonatas Assunção e Ricardo Soriano. Assunção é o número dois do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e Ricardo Soriano, procurador-geral da Fazenda Nacional. 

O comitê responsável por analisar currículos de indicados para a empresa avaliou que as duas nomeações geram risco de conflito entre os interesses da Petrobras e os interesses do acionista controlador (a União).

No entanto, fontes da empresa avaliam, que o governo pode desconsiderar os pareceres e manter os nomes na lista de indicados que será avaliada em assembleia. O governo indicou oito nomes, dos quais dois já participam do colegiado: Márcio Weber e Ruy Flacks Schneider.

Os outros seis são o próprio presidente da companhia, o ex-assessor do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, Jhonatas Assunção e Ricardo Soriano, e Ieda Cagni, Edison Garcia e Gileno Gurjão Barreto, indicado para presidir o conselho.

Assim como Jhonatas Assunção e Ricardo Soriano, os três últimos são ocupantes de cargos da administração pública, o que também é alvo de questionamentos. A aprovação dos nomes teve ressalvas de que não atuem em operações relacionadas à estatal.

O conselho de administração da Petrobras tem onze cadeiras. O governo ocupa seis, após perder duas para o maior acionista privado da companhia, o Banco Clássico, na última assembleia de acionistas.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais