Início » Frente da mineração quer a volta do grupo de trabalho

Frente da mineração quer a volta do grupo de trabalho

A+A-
Reset

A frente parlamentar da mineração se mobiliza para reativar o Grupo de Trabalho (GT) que funcionou no ano passado com o objetivo de atualizar a legislação sobre o setor. Contudo, os parlamentares querem anular o relatório apresentado pela deputada Greyce Elias (Avante-MG) e emplacar um novo relator.

O presidente da frente parlamentar, Nereu Crispim (União-RS), disse ao O Brasilianista que o grupo prepara um ofício a ser enviado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pedindo que não seja criado um novo GT para tratar de mineração, como anunciado nesta semana. Em vez disso, querem estender o prazo de funcionamento do grupo já existente e que nunca concluiu as atividades. Isso porque Crispim acredita que será possível retirar Greyce Elias do cargo de relatora.

No ano passado, o GT teve as atividades suspensas por conta da possibilidade do relatório de Greyce ser rejeitado em votação. Crispim defende que o texto final beneficiou grandes mineradoras e deixou de lado as pequenas empresas do setor. No lugar, ele revela que há uma articulação para que o novo relator seja o deputado Da Vitória (Cidadania-ES).

Piso da Enfermagem

O presidente da Frente Parlamentar da Mineração também falou ao O Brasilianista sobre a ideia que circula na Câmara de se majorar a alíquota da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) para custear o aumento no piso salarial de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Crispim disse que a frente deve se posicionar contra a majoração, mas deve sugerir que parte do imposto que já é cobrado seja direcionado para o piso da enfermagem. Ele argumenta que a parcela do CFEM que cabe à União não tem sido aplicada no setor e por isso poderia ter um novo destino.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais