A leitura do requerimento de criação da CPI da Covid no Plenário do Senado está prevista para esta terça-feira (13). A proposta pede que uma comissão parlamentar de inquérito para investigar ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia e o colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano seja criada.
Foi proposto, ainda, por alguns senadores que as investigações alcancem também os governos estaduais, distrital e municipais, o que é possível com a ampliação das investigações ou até com a criação de outra comissão.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) escreveu, no Twitter, que deseja que a comissão investigue também atos praticados por agentes políticos e administrativos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e protocolou requerimento junto à Mesa Diretora do Senado pedindo a ampliação do escopo da CPI da Covid.
“Garantimos a abertura da CPI da Covid e agora apresentamos o pedido para ampliar o seu escopo, incluindo os atos praticados por governadores, prefeitos e outros agentes administrativos. É preciso apurar a verdade em todas as esferas. Quem não deve não teme!”, disse Vieira.
Um outro requerimento para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar não só o governo federal, mas também os governos dos demais entes federados está prestes a ser protocolado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Por sua vez, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) avisou que vai apresentar requerimento para que seja criada uma CPI mista, ou seja, uma comissão parlamentar de inquérito com participação de senadores e deputados federais.
As propostas foram recebidas com apoios de alguns senadores e críticas de outros. Também pelo Twitter, os senadores Luiz do Carmo (MDB-GO), Elmano Férrer (PP-PI), Flávio Arns (Podemos-PR), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Ciro Nogueira (PP-PI) afirmaram apoiar a inclusão dos governos subnacionais entre os investigados.
Já os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Cid Gomes (PDT-CE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foram às redes sociais defender que cabe às assembleias legislativas investigar possíveis irregularidades nos governos estaduais. Cid Gomes afirmou que ampliar a CPI da Covid ou criar outra comissão “serve para desviar do fato principal e gerar confusão”. Para Randolfe Rodrigues, o presidente da República está tentando interferir na instalação da CPI da Covid.