No próximo domingo (15), acontece o primeiro turno das eleições municipais para vereador e prefeito. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum dos candidatos conquiste 50% mais um dos votos válidos, haverá segundo turno (29). Dos 5.570 municípios existentes no país, 95 têm mais de 200 mil eleitores.
Esta é, portanto, a última semana de campanha e de propaganda eleitoral com vistas ao primeiro turno. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda será encerrada na quinta-feira (12).
Entre as capitais, a expectativa é de que a eleição seja definida já em primeiro turno em: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Natal e Salvador.
Nota-se uma grande força dos prefeitos que buscam a reeleição nas capitais que devem se definir no próximo domingo (15), já que em cinco das seis cidades quem deve vencer são os atuais prefeitos que tentam a reeleição.
Mesmo em Salvador, onde o prefeito ACM Neto (DEM) não tenta a reeleição, quem lidera é o seu candidato, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM).
O destaque nessas capitais é Belo Horizonte, onde o prefeito Alexandre Kalil (PSD), se confirmadas as projeções das pesquisas, deve conquistar um novo mandato com cerca de 70% dos votos válidos, provavelmente a votação mais expressiva do país.
Mesmo estando distante o pleito de 2022, a força eleitoral de Kalil deve cacifá-lo para disputar o governo de Minas Gerais contra o governador Romeu Zema (Novo).
Outro destaque nas capitais que devem se definir em primeiro turno é o desempenho do DEM na Região Sul. O partido deve vencer em duas das três capitais sulistas: Curitiba e Florianópolis.
A tendência é que o DEM saia bastante fortalecido deste pleito. Além das prováveis vitórias em Curitiba, Florianópolis e Salvador, o partido é o favorito para conquistar a prefeitura do Rio de Janeiro.
*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br