A Receita Federal pagará o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de janeiro nesta quarta-feira (31). No total, 306.224 contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 800 milhões. Alguns contribuintes têm prioridade legal, sendo 8.613 idosos acima de 80 anos, 67.695 contribuintes entre 60 e 79 anos.
Leia mais! PROJETO VEDA REPASSE A ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS QUE RECEBE FINANCIAMENTO ESTRANGEIRO
Além disso, outros 6.403 também terão prioridade por conta de alguma deficiência ou moléstia grave. Bem como, 20.258 contribuintes onde maior fonte de renda é o magistério. Outras 128.138 pessoas que não prioridade legal, receberão neste lote por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de PIX.
A Receita Federal abriu no dia 24 de janeiro a consulta pelo menu Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Formas de receber pagamento?
O pagamento da restituição será realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, por exemplo, a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Leia mais! CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO AUMENTA EM JANEIRO. SAIBA O MOTIVO
Em caso de necessidade de resgate, o indivíduo vai poder reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o site ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Contudo, no caso em que o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no limite de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC. Onde fica disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em – Solicitar restituição não resgatada na rede bancária -.
Se o contribuinte não estiver na lista, deverá então entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Além disso, se houver pendência, poderá enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.