O Banco Central (BC) divulgou que a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) teve estabilidade (+0,01%) em novembro em relação a outubro, na série com ajuste sazonal. Portanto, a atividade econômica do Brasil conseguiu ter uma pequena alta, após cair por três meses consecutivos antes de novembro.
Leia mais! Mineração é responsável por 3% do PIB do Brasil
O índice, que foi divulgado nesta sexta-feira (19), é medido pelo pelo IBC-Br. Além disso, a prévia do PIB teve alta de 2,4% no acumulado do ano, bem como aumento de 2,31% em 12 meses. Nesse sentido, o índice chegou a 144,84 pontos. Já na série dessazonalizada ficou em 146,24 pontos.
A prévia do PIB avalia a evolução da atividade econômica brasileira, portando auxilia o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, ela é de 11,75%.
Leia mais! Necessidade de financiamentos do governo atinge 6,4 % do PIB
PIB impacta Selic
Na última reunião de 2023, o Copom sinalizou que manterá o corte nos juros de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões da Selic. A próxima reunião ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro.
O IBC-Br coleta informações sobre as atividades de setores da economia. São eles: indústria, comércio e serviços, agropecuária, bem como volume de impostos.
A prévia do PIB, de acordo com o BC, terminou com variação positiva de 2,40% na comparação com o período compreendido entre setembro e novembro de 2022.