Início » Poupança para estudantes: veja se você se encaixa no perfil

Poupança para estudantes: veja se você se encaixa no perfil

A+A-
Reset

Você sabia que agora o aluno pode receber por estudar? O governo federal criou o “Pé de Meia”, que é uma poupança para estudantes, do ensino médio, da rede pública de ensino. Alunos com renda mensal de até R$ 218 por pessoa tem prioridade.

Para receber o benefício, é preciso que os alunos passem por uma seletiva. Há critérios como atender diversos critérios, como a inscrição no CadÚnic.

O objetivo do governo é diminuir a evasão escolar, contribuir para a promoção da inclusão social pela educação, entre outros pontos. Nesse sentido, incentivar a permanência e a conclusão escolar desses estudantes para reduzir os efeitos da desigualdade.

poupança

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Leia mais! Lula sanciona lei que investe R$ 20 bi para estudantes de baixa renda

Um dos grupos que poderá pleitear a poupança estudantil é o aluno da modalidade educação de jovens e adultos (EJA). Contudo, eles precisam ter entre 19 e 24 anos incompletos.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), informou que, atualmente, 8% dos jovens do ensino médio deixam a escola por abandono ou evasão.

a poupança ajuda os estudantes a não deixarem as escolas

8% dos jovens do ensino médio deixam a escola por abandono ou evasão – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

– A desistência dos estudos ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente em casa. Por isso, a bolsa poderá evitar que mais adolescentes precisem deixar o ensino médio regular para trabalhar – ressaltou o chefe da pasta.

Confira outros critérios para a poupança

  • fazer a matrícula no início de cada ano letivo;
  • manter frequência escolar de 80% do total de horas letivas (a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê 75%);
  • ser aprovado ao fim de cada ano letivo;
  • participar dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e de avaliações aplicadas pelos outros entes federativos, quando houver;
  • participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quando estiver no último ano do ensino médio público;
  • participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no caso da modalidade EJA.

Leia mais! Governo cria poupança para estudantes do ensino médio

Valor do benefício

O aluno receberá os depósitos a cada ano letivo ao realizar a matrícula, mas é preciso comprovar a frequência mínima. Os valores serão definidos nos próximos meses pelo governo, em um ato conjunto dos ministérios da Fazenda e da Educação. De acordo com o governo, a expectativa é atender cerca de 2,5 milhões de estudantes.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais