Início » Transações por DOC termina na próxima segunda-feira

Transações por DOC termina na próxima segunda-feira

A+A-
Reset

Com o surgimento do pix, o sistema de transação de Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de funcionar. O procedimento termina na próxima segunda-feira (15), às 22h. Além disso, os bancos deixarão de oferecer serviços de emissão e de agendamento para pessoa físicas e jurídicas.

Em 2023, as instituições bancárias já haviam anunciado o fim da modalidade de transferência. Contudo, a data máxima de agendamento do DOC vai até 29 de fevereiro, quando os bancos terminam de processar definitivamente os pagamentos.

Leia mais! BC anuncia regras para o PIX Automático

A Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixará de ser funcionar no mesmo dia. Desse modo, o serviço era utilizado por empresas para pagar benefícios aos funcionários.

Nos últimos anos, as transações por DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central, que é sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permitia o repasse de recursos até às 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem.

transações

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Leia mais! Modernização e inclusão… Falas de Campos Neto sobre Pix e Drex animam economistas

Estatísticas

De acordo com o levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023. Além disso, apenas 0,05%, de 37 bilhões, corresponde a operações via DOC feitas nesse período.

Utilizada principalmente para transferência de grandes valores, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia hora para ser quitada.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais