Início » Silveira defende entrada do Brasil na OPEP+ mesmo com prioridade à energia limpa

Silveira defende entrada do Brasil na OPEP+ mesmo com prioridade à energia limpa

A+A-
Reset

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), defendeu, nesta sexta-feira (7), a entrada do Brasil no grupo de aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+), apesar do esforço do Brasil se apresentar como um país com fontes de energia limpa. 

“O Brasil tem uma das maiores petroleiras do mundo, que é reconhecida pela pela sua segurança na exploração de águas profundas. Portanto, a nossa força é a pluralidade energética do Brasil, e vamos usá-las a favor de construir oportunidades”, disse.

Leia também! Temas de dezembro – Análise

Na COP 28, o presidente Lula (PT) chegou a dizer que “o Brasil não seria membro efetivo da Opep nunca”. No entanto, o ministro entende que não há contradição entre a posição do presidente da República e a entrada do Brasil na organização. Segundo Silveira, isso só mostra que o Brasil está voltando a dialogar com o mundo.

Combustível do Futuro 

Uma das matérias que integram o pacote de medidas legislativas do plano de transição ecológica do governo para ampliar as fontes de energia limpa é o projeto de lei do combustível do futuro (PL 4516/23).

energia limpa

Cerimônia de assinatura do projeto de lei do Programa Combustível do Futuro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), classificou a proposta como uma prioridade do Legislativo, durante a realização da COP28.

O relator da matéria, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), trabalha para fechar o parecer até amanhã (8). Lira solicitou o fechamento do texto por parte de Jardim para se reunir com o relator no início da próxima semana. 

Leia também! Após pedido de vista STF adia julgamento de ação contra Lei das Estatais

O Executivo enviou o à Câmara em setembro e, logo depois, os deputados aprovaram um requerimento de urgência. O PL 4516/23 aguarda o parecer de Jardim e o despacho de Lira para entrar na pauta.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais