O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cumprirá agenda internacional, nesta quinta-feira (2), para abordar a transição energética no país. Ele viajará para Portugal.
O primeiro compromisso de Alexandre é com o ministro do Meio Ambiente e Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro. O encontro ocorrerá às 9h. Na oportunidade, eles abordarão ações conjuntas para a transição energética nas áreas de energia e de geologia e minas.
Transição energética é tema de painel
Alexandre Silveira também participará do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE), às 10h40. Nesse sentido, ele participa do painel “Desafios persistentes e agenda constante: eficiência e transição energética”.
Leia mais! Energia limpa: Alexandre Silveira apresenta investimentos para americanos
O evento reúne formuladores de políticas, relevantes players internacionais ligados ao tema dos setores público e privado, bem como, especialistas e pesquisadores da área.
Incentivo às energias renováveis
Semana passada, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendem o fortalecimento da cadeia do biocombustível. Em reunião, Fávaro reafirmou sua posição favorável para o aumento da mistura de biodiesel ao óleo diesel. Atualmente, o teor é de 12% (B12). Dessa forma, o cronograma do governo estabelece 13% em 2024, 14% em 2025, bem como 15% em 2026.
“Além das questões de sustentabilidade, os biocombustíveis são combustíveis verdes, renováveis, que geram empregos e oportunidades de melhorias na vida das pessoas”, destacou Fávaro.