Em encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente Lula ressaltou a importância da retomada das relações entre os dois países. Ainda, disse que os EUA precisam se atentar ao potencial energético do Brasil.
“O encontro de hoje é mais do que bilateral, é um renascer das relações entre EUA e Brasil. É muito importante que os Estados Unidos vejam o que está acontecendo no Brasil nesse momento histórico de transição ecológica, o alto potencial de investimentos em energia renovável que o Brasil tem”, afirmou Lula.
Joe Biden reforçou o compromisso de EUA e Brasil trabalharem em conjunto para solucionar a crise climática e a preservação da Amazônia, além de outras questões. “Trabalharemos juntos para resolver a crise do clima, mobilizando centenas de milhões de dólares para preservar a Amazônia e os ecossistemas cruciais da América Latina. Trabalharemos juntos na parceria da cooperação atlântica, promovendo crescimento econômico”, argumentou Joe Biden.
Leia mais! Na ONU, Lula cobra reforma no conselho de segurança
Pacto trabalhista
Os dois presidentes ainda assinaram a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras, voltado a erradicar o trabalho forçado e o trabalho infantil, estabelecer acordos no âmbito da segurança do trabalho e o combate à discriminação no local de trabalho.