Para propor medidas que promovam o crescimento do país, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) criou um Grupo de Trabalho para Redução do Custo Brasil (GT-CB). O colegiado funcionará por quatro anos.
O Custo Brasil define os desafios e as entraves sobre o crescimento econômico do país, como problemas de logística, burocracias e alta carga tributária. Esses desafios tornam o custo dos produtos nacionais altos e os investimentos menos atraentes. De acordo com um estudo realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), o Custo Brasil chega a R$ 1,7 trilhão por ano.
O MBC chegou a esse valor, a partir da despesa adicional que as empresas brasileiras precisam gastar para produzir no país, comparados a média do custo da produção nos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Uma das metas do GT é melhorar a produtividade, competitividade e o ambiente de negócios da economia brasileira. O que ocorrerá, por meio de propostas de políticas públicas e melhoria da regulamentação de responsabilidade do Poder Executivo. As soluções propostas serão submetidas ao Comitê-Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que também será o responsável por coordenar o GT-CB.
O colegiado também terá a participação de representantes de outros 20 órgãos, como a Casa Civil, 15 ministérios, entre outros.