Fórum dos Governadores , no Palácio do Buriti . Foto Renato Alves/Agência Brasília.

Governadores discutem, nesta terça-feira (22), a tributação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre o preço dos combustíveis. O encontro será em Brasília.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na última semana, a Lei Complementar nº 192/2022, que prevê a incidência por uma única vez do ICMS sobre combustíveis. Durante toda a tramitação no Congresso, os governos estaduais se posicionaram de forma contrária à medida. Após a aprovação, governadores sinalizaram ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o PL, pois, de acordo com eles, a aprovação provocaria a perda da arrecadação.

Mesmo com a sanção da Lei Complementar, governadores podem entrar com o processo para que a lei possa ser reavaliada.

O projeto determina que o ICMS sobre combustíveis seja cobrado apenas uma vez, na refinaria ou na importação. Também propõe que os estados definam uma alíquota uniforme válida em todo o país. Além disso, após regulamentação dos estados, o valor do ICMS passará a ser calculado com base na quantidade de produtos (ad rem), e deixar de ser calculado com base no valor da transação (ad valorem).

Para incentivar que os estados apliquem as regras, a nova lei determina que, enquanto não houver regulamentação, o valor do ICMS sobre os combustíveis será a média móvel dos preços médios praticados ao consumidor final nos últimos 60 meses.

Lista de presença

Alguns governadores irão participar presencialmente, no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal. Outros chefes de estado confirmaram sua presença de forma online. Confira a relação dos governadores confirmados, até o momento.

Presencial
Governador do Amazonas, Wilson Lima
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha
Secretária de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília, Fabiane Guimarães
Governador do Piauí, Wellington Dias
Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos
Vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino

Videoconferência
Governador do Acre, Gladson Cameli
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande
Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes
Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja
Vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant
Governador do Pará, Helder Barbalho
Governador da Paraíba, João Azevêdo
Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite
Governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha
Governador de Roraima, Antônio Denarium
Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés

Autor

  • Jornalista pela Universidade Católica de Brasília. Nascida em Brasília-DF, tem passagem como repórter na Rádio Senado. No site O Brasilianista cobre política e economia.