Início » Prazo para declaração do Imposto de Renda começa nesta segunda-feira (7)
DestaqueEconomia

Prazo para declaração do Imposto de Renda começa nesta segunda-feira (7)

A+A-
Reset

A partir desta segunda-feira (7) os contribuintes podem começar a fazer as declarações do Imposto de Renda (IR). A Receita Federal já disponibilizou em seu site o programa para ser baixado para que a certidão possa ser enviada. Além disso, a declaração também pode ser realizada pelo celular ou tablet baixando o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

A declaração pré-preenchida, que já traz diversas informações para auxiliar no preenchimento do documento, pode ser feita a partir do dia 15 de março. Para ter acesso a essa modalidade, o contribuinte precisa ter senha de acesso aos sites do governo (gov.br) com níveis de segurança mais fortes, chamados de nível “prata” ou “ouro”, ou possuir certificado digital.

O contribuinte precisa estar atento às informações preenchidas na certidão.Em 2021 mais de 869 mil declarações ficaram retidas na malha fina, que é quando geralmente é identificado algum tipo de incompatibilidade nos dados quando cruzados pelos órgãos fiscalizadores. O modelo da declaração pré-preenchida pode ajudar.

A declaração deve ser feita entre os dias 7 de março e 29 de abril. De acordo com a Receita Federal é importante enviar o quanto antes para que, em caso de erros, as correções possam ser feitas dentro do prazo estabelecido. Além disso, aqueles que enviarem o documento nos primeiros dias também irão receber a restituição nos primeiros lotes.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais