Dep. Bira do Pindaré PSB-MA. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados.

A bancada do PSB na Câmara dos Deputados prepara uma carta a ser enviada à diretoria do partido se posicionando a favor de uma federação com o PT. Os deputados querem que o presidente do partido, Carlos Siqueira, insista no assunto. Nas últimas semanas, a negociação chegou a um impasse por falta de acordo sobre apoios estaduais, principalmente no estado de São Paulo, onde o PSB quer lançar Márcio França como candidato a governador e o PT insiste em Fernando Haddad.

Como o PT tem um candidato forte na disputa pela Presidência da República, uma união pode trazer benefícios em termos de eleição de bancada para o PSB.

Na última semana, a presidente do PT, Gleisi Hoffman disse que pretende resolver até o fim de janeiro os entraves regionais que dificultam a criação de uma federação com o PSB. A declaração, feita à Folha de S.Paulo, veio em meio a desentendimentos entre os presidentes dos dois partidos.

Além de São Paulo, PT e PSB disputam por uma vaga na disputa estadual em Pernambuco, Espírito Santo, Acre, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Uma definição entre os dois partidos é importante, inclusive, para definir o destino do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cotado a vice de Lula. Inicialmente, o plano era que o ex-tucano se filiasse ao PSB, mas, com o impasse, outros partidos entraram na mira, como o Solidariedade de Paulinho da Força.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.