Portos: Movimentação de cargas cresce 9,4% no primeiro semestre de 2021 
Foto: Divulgação/Costa Esmeralda

A movimentação de cargas do setor portuário brasileiro cresceu 9,4% durante os seis primeiros meses de 2021, janeiro a junho, em relação ao mesmo período de 2020. Segundo o painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados na última quarta-feira (11), 591,9 milhões de toneladas de carga passaram pelos terminais do país no período. 

No primeiro semestre foram movimentados 171,8 milhões de toneladas de minério de ferro, o que corresponde um crescimento de 12% em comparação ao mesmo período de 2021. De acordo com o Antaq, foi o maior índice de crescimento. Em segundo lugar veio a movimentação do petróleo, que cresceu em 8% e movimentou 97,2 milhões de toneladas.  

Para o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Diogo Piloni, esse avanço é o resultado do trabalho da equipe do governo federal. “Os resultados estão aparecendo e quando a gente vê esse crescimento, tem mais disposição para prosseguir com uma agenda meticulosamente pensada pelo ministro e temos condições de tocar o trabalho”, ressaltou.      

O porto que mais cresceu durante o período, segundo a Antaq, foi o de Vitória (ES), que registrou crescimento de 30,6% no primeiro semestre e movimentou 3,7 milhões de toneladas de cargas. no mês de julho deste ano, o porto registrou 830 mil toneladas, algo que não se via desde 1965. 

Para este segundo semestre a expectativa da Agência é que a movimentação portuária brasileira seja de 626 milhões de toneladas. Para 2021, a estimativa é de 1,218 bilhão de toneladas, o que representa um crescimento de 5,5% do setor em relação ao ano passado. 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.