Início » 5G chegará em cidades com mais de 30 mil habitantes até 2028, afirma ministro

5G chegará em cidades com mais de 30 mil habitantes até 2028, afirma ministro

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

Todas as cidades brasileiras com mais de 30 mil habitantes terão a conexão 5G até 2028. A declaração foi feita na última terça-feira (10) pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante o evento Media Tek, que reuniu ministros das áreas de Comunicações e Economias Digitais de vários países latino-americanos.

“Já estamos realizando uma série de demonstrações de 5G, em testes piloto, em caráter experimental, com o entendimento de que o País já detém a tecnologia. O Brasil está pronto para trabalhar com 5G”, assegurou Faria. Segundo o ministro, a votação do edital do 5G no Tribunal de Contas da União (TCU) está marcada para o próximo dia 18 de agosto.

Faria enfatizou que o Brasil será o segundo país da América Latina a licitar o direito de exploração da nova tecnologia, atrás apenas do Chile. A expectativa, de acordo com o ministro, é que as aplicações do 5G gerem uma revolução tecnológica e impulsionem novos segmentos de negócios no país, com mudanças na própria estrutura produtiva.

Faria citou dados da consultoria OMDIA que preveem geração de US$ 1,3 trilhão na próxima década com a chegada da tecnologia. “No agronegócio, um dos setores que mais impulsiona a economia brasileira, o faturamento pode chegar a 20 bilhões de dólares por ano com o uso do 5G, que agrega eficiência, produtividade e competitividade”, completou.

5G: Ampliação da conectividade

As obrigações previstas no edital do 5G, segundo Fábio Faria, também irão garantir acesso à internet em locais que mais precisam. O ministro explicou que as operadoras de telecomunicações ganhadoras terão o compromisso de conectar com 4G todos os municípios com mais de 600 habitantes.

“A missão que recebi do presidente Bolsonaro foi conectar todos os brasileiros. Desde sua posse, já incluímos 8 milhões de brasileiros no mundo digital. Temos ainda o desafio de conectar 40 milhões de brasileiros que não têm qualquer acesso à internet”, reforçou.

Entre os locais contemplados estarão escolas, conforme destacou o ministro durante o Media Tek. “Levaremos 4G e 5G a mais de 140.000 escolas rurais e urbanas do país, pois a pandemia nos provou que a internet é um bem tão essencial quanto habitação e saneamento”.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

5GComunicaçõesFábio Faria

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais