A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esteve, na última sexta-feira (23), em Alfenas, no sul de Minas Gerais, para se reunir com os cafeicultores locais. A região foi afetada esta semana por uma geada em decorrência da queda da temperatura.
Preocupados, os produtores se mobilizaram em uma reunião de emergência, da qual a ministra participou representando o governo federal. O objetivo foi verificar a situação das lavouras, ouvir os produtores para pensar em uma agenda de prioridades para atender os produtores locais.
A ministra pediu para que os produtores forneçam dados detalhados sobre as perdas, para ajudar na elaboração das políticas públicas necessárias para o setor. “O levantamento que será feito pelas equipes técnicas do estado, pela nossa equipe da Conab será fundamental para se construir uma política para a região. Pedimos para os produtores que eles nos forneçam os dados corretamente, fotografem as suas lavouras neste momento e que todo mundo fique tranquilo porque juntos vamos achar um caminho para sair dessa situação de perdas que a geada nos trouxe”, disse Tereza Cristina.
“Quando eu recebi os relatos da geada do dia 20 de julho, eu fiquei muito preocupada. Eu sei o esforço para produzir e a frustração de perder a plantação num ano com boas previsões de valores. Viemos aqui para ver, ouvir e achar soluções em conjunto, sentarmos à mesa para identificarmos uma solução, que não será única. A geada pegou pontos diferentes e, por isso, vamos trabalhar em uma solução conjunta com o estado de Minas Gerais, prefeitos e cooperativas“, disse a ministra o prestar solidariedade aos produtores, também, em nome do presidente Jair Bolsonaro.