Início » Jogando com a própria sorte – Murillo de Aragão
ArtigosDestaquePolíticaUrgente

Jogando com a própria sorte – Murillo de Aragão

A+A-
Reset

(Murillo de Aragão)

Mesmo em meio à pandemia, estamos crescendo, aumentando a arrecadação e as exportações, expandindo a oferta de crédito, com uma bolsa de valores perto de 130 000 pontos, mantendo reservas e produzindo safras recordes. São aspectos positivos que o país consegue oferecer e preservar.

No entanto, nosso resultado poderia ser muito melhor. Como? Bastava ter havido certas decisões corajosas dos poderes públicos, que, por covardia ou omissão, não ocorreram. A pandemia trouxe a possibilidade de atacarmos problemas centrais que nos acorrentam aos séculos XIX e XX. Mas nossas respostas são lentas e inconsistentes, pois existem interesses poderosos que querem que fiquemos no passado.

A recente decisão de inflar o fundo eleitoral para perto de 6 bilhões de reais é um exemplo. Um país pobre que debate migalhas para programas sociais e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde não pode se dar o luxo de desperdiçar tanto e sob o controle de poucos. Mas, infelizmente, esse não é o único problema.

A simplificação do sistema tributário, promessa solene da equipe econômica que só agora está sendo ensaiada, após sistemática sabotagem corporativista, é outro exemplo da demora em jogar a favor do país. A correção da tabela do imposto de renda, que não é feita desde 2015, deveria ser assegurada automaticamente ao contribuinte. Não como uma concessão.

A resistência ao fim dos privilégios na administração pública — que chantageia com a precariedade de serviços públicos com uma qualidade que, em sua maioria, não existe — é outro exemplo. O que justifica o condômino Brasil sustentar privilégios à custa da cidadania?

Mas não paramos por aí. Mesmo quando o governo age, outras forças o paralisam. Como no debate sobre as regras da cabotagem e das debêntures de infraestrutura, que avançam a passo de cágado no Congresso, sonegando ao país a possibilidade de expansão de investimentos importantes. Nossa sociedade dorme diante do tamanho do problema e da oportunidade de soluções.

Como escrevi aqui em outras oportunidades, a última década não foi perdida. Tivemos avanços significativos, que se desdobram, porém em uma velocidade que impede o uso de nossa potencialidade. Nossas elites e nossas autoridades são omissas e lenientes com o atraso nas soluções. O governo Bolsonaro — que prometia atacar alguns fundamentos do atraso — está ficando pelo meio do caminho por causa de suas inconsistências, equívocos e falta de visão estratégica.

O Congresso, que mostra visão reformista em algumas ocasiões, tem recaídas sérias em direção ao arcaísmo, como na demora em votar temas relevantes e na proposta absurda de inflar o fundo eleitoral. O Brasil é melhor do que parece e muito pior do que poderia ser.

A correção de nossos rumos e o aprofundamento de nosso desenvolvimento econômico e social dependem do setor privado e das forças da sociedade, que devem se mobilizar, apoiar, criticar e se engajar nos debates correntes.

A pandemia ainda está no ar e a saída dela do país deixará sequelas que se somarão a outras de nosso passado. Sem uma ação decisiva de posicionamento por parte da sociedade, continuaremos a correr atrás de um imenso prejuízo e a brincar com a própria sorte.

Este texto foi publicado, originalmente, na Veja, edição nº 2748


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00