Início » Rodrigo Pacheco tem apoio oficial da maioria do Senado
NotíciasPolíticaUrgente

Rodrigo Pacheco tem apoio oficial da maioria do Senado

A+A-
Reset

As movimentações no Senado nesta semana já podem ter definido o resultado da eleição para a presidência da Casa, em fevereiro. Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato apoiado pelo atual presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), lidera em apoios oficiais, já tendo ultrapassado, virtualmente, um número de votos superior aos 41 necessários para que seja eleito.

Vale lembrar que o voto é secreto e traições podem ocorrer, então o número ainda não representa uma vitória definitiva.

A semana foi produtiva para Pacheco, que, no domingo, já projetava que receberia ao menos 22 votos, com o apoio do DEM (5), PSD (11), Republicanos (3) e PROS (3). Enquanto isso, o MDB ainda escolhia quem seria o candidato a enfrentar o democrata nas urnas.

Mesmo após o anúncio de Simone Tebet (MDB-MS) como candidata, a posição de liderança de Rodrigo Pacheco se firmou, com uma série de apoiamentos.

Logo na segunda-feira (11), o PT decidiu se aliar a Pacheco, somando mais 6 votos na conta do candidato. Na terça-feira (12), foi a vez do PSC, representado apenas pelo senador Zequinha Marinho (PA).

Na quarta-feira (13) quem se aliou a Pacheco foi o PP, que conta com 7 senadores. “Acreditamos que o senador Rodrigo Pacheco se identifica com os anseios progressistas de unificar o Senado Federal em torno de projetos que vão garantir a retomada do crescimento econômico do país pós-pandemia e as reformas de que o Brasil precisa”, diz a nota assinada pelo líder do partido, Senador Ciro Nogueira (PI).

No mesmo dia, o PSDB decidiu liberar a bancada para que cada senador vote no candidato que desejar. Dos 7 tucanos no Senado, 4 deles devem optar por Pacheco e 3 por Tebet.

Contudo, Rodrigo Pacheco alcançou posição confortável na corrida pela presidência do Senado nesta quinta-feira (14), quando o PDT, sigla que tem 3 senadores, declarou apoio a ele.

Assim, ao menos oficialmente, Pacheco já contabiliza 43 votos. 

Nesse cenário, mesmo se Tebet conseguir o voto de todos os partidos ainda em disputa, não vai conseguir alcançar o número de votos que Pacheco tem, pelo menos oficialmente.

Rodrigo PachecoSimone TebetEm disputa
Apoios oficiaisPSD (11), PP (7), PT (6), DEM (5), PSDB (4), Republicanos (3), PROS (3), PDT (3), e PSC (1).MDB (15), Podemos (10), PSDB (3), Cidadania (3)PL (3), PSB (1), PSL (2)* e Rede (2)
Total433111

* O PSL anunciou a candidatura do Major Olímpio (SP), mas a tendência é que o nome seja retirado pouco antes da votação ou eliminado no primeiro turno.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais