Voto impresso: qual será o peso das manifestações?
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Projeção realizada pela Arko Advice aponta que DEM, PSDB e MDB devem eleger o maior número de prefeitos nas capitais (ver tabela abaixo).

Partidos Prefeitos eleitos em 1º turno Projeção total de prefeitos eleitos
PSDB 2 4
DEM 3 4
MDB 4
PSD 2 2
PDT 2
Podemos 2
PP 2
PSB 1
PSOL 1
Republicanos 1
Avante 1
PT 1

No próximo domingo (29), haverá segundo turno em 18 capitais. O partido que mais deve eleger prefeitos no segundo turno é o MDB. A legenda deve conquistar Boa Vista, Porto Alegre, Teresina e Goiânia.

O PSDB deve conquistar São Paulo e Porto Velho. O PP é o favorito em Rio Branco e João Pessoa. O PDT tende a vencer em Aracaju e Fortaleza. E o Podemos, em São Luís e Cuiabá.

Outros seis partidos devem conquistar uma capital cada: PSOL (Belém); Avante (Manaus); PSB (Maceió); PT (Recife); DEM (Rio de Janeiro); e Republicanos (Vitória).

Saiba mais:

Juntos, PSDB, DEM e MDB controlarão 12 das 26 capitais, o que tende a fortalecer a aliança entre esses partidos tendo em vista a construção de uma força de centro alternativa à polarização bolsonarismo x lulismo.

 

No campo da esquerda, mesmo com a possível vitória em Recife, o PT deve ser superado pelo PDT em número de conquista de capitais. Além disso, houve o avanço do PSOL, que chegou ao segundo turno em São Paulo.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br