Foto: Alan Santos/PR

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, registraram alguns desentendimentos. Primeiro, foi com a divulgação de documentos do Conselho Nacional da Amazônia, presidido por Mourão, que previa desapropriar terras de desmatadores. Bolsonaro classificou a ideia de “delírio”.

Depois, sobre a eleição nos Estados Unidos, Mourão afirmou, em entrevista na sexta-feira (13), que, “como indivíduo eu reconheço, eu não respondo pelo governo, mas como indivíduo eu julgo que a vitória de Biden está cada vez mais sendo irreversível”. Sua frase gerou novo desconforto no governo, que, até o momento, não reconheceu a vitória de Joe Biden nas eleições do último dia 3.

E mais: Mourão declarou apoio à fala do comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, segundo a qual os militares não querem “fazer parte” da política nem querem que a política “entre” nos quartéis.

As divergências de opinião entre Bolsonaro e Mourão não são novidade e a relação tem sido marcada por altos e baixos. A ala mais ideológica do governo já acusou Mourão de se apresentar como uma voz mais racional dentro do Palácio do Planalto e de se colocar pronto para assumir o comando em qualquer eventualidade.

Saiba mais:

É sabido que Mourão não era a primeira opção para ser o vice de Bolsonaro. De acordo com reportagem da revista Veja, Bolsonaro chegou a admitir (13), em reunião com deputados do PSL, arrependimento na escolha de Mourão. O seu candidato preferido era o príncipe Luiz Philippe de Orléans e Bragança, hoje deputado federal. O deputado, por meio do Twitter, negou que Bolsonaro tenha citado Mourão na conversa com a bancada.

Ao que tudo indica, é cada vez mais remota a possibilidade de Mourão concorrer em 2022 na chapa de Bolsonaro que buscará a reeleição.

Além do príncipe, outros nomes já foram aventados. Entre eles, o de Tarcísio Gomes de Freitas, atual ministro da Infraestrutura.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br