Início » TSE concluiu na manhã desta terça apuração de 100% dos votos

TSE concluiu na manhã desta terça apuração de 100% dos votos

A+A-
Reset
DestaqueEleiçõesGovernoUrgente

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu na manhã desta terça-feira (04) a apuração dos votos da eleição de domingo, com a contagem de 100% das urnas, 41 horas após o encerramento da votação.

Houve seções em que eleitores permaneceram na fila para votar até a noite de domingo, ainda que a previsão de fechamento das urnas fosse 17h. Às 21 ainda havia gente na fila, como na baixada fluminense.

Os eleitores que havia chegado às sessões até 17h receberam senhas e aguardaram a vez de votar, com os portões fechados. O estado do Amazonas foi a última unidade da Federação a concluir a apuração dos votos.

Esse atraso foi consequência da substituição de uma urna e os eleitores tiveram que votar em cédulas de papel. O fato se seu em uma comunidade ribeirinha em Coari, no interior do estado.
Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno no dia 30 deste mês. Com as urnas 100% apuradas, Lula alcançou 57.259.504, ou 48,43% dos votos válidos. Bolsonaro obteve 51.072.345, ou 43,20% do total de votos válidos.

A eleição para governador dos estados e do Distrito Federal foi concluída no domingo. Em 14 deles e no DF, os candidatos foram eleitos no primeiro turno. Nos outros doze estados haverá segundo turno: São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Amazonas, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Sergipe e Paraíba.

As disputas para Câmara dos Deputados, Senado Federal e assembleias legislativas não têm segundo turno e já foram concluídas. Para a Câmara, os eleitos vão ocupar as 513 cadeiras da casa. Entre os 50 candidatos mais votados, 20 foram eleitos pelo estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país.
Para o Senado, cada estado elegeu um nome, um terço do total de 81 cadeiras. Em 2026 os eleitores vão escolher dois nomes.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais