Senado aprova piso salarial de fisioterapeutas

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado Federal aprovou a criação de um novo piso salarial profissional. Dessa vez a categoria beneficiada é a dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O texto aprovado pelos senadores prevê um piso salarial de R$ 4.800 para uma jornada de 30 horas semanais.

A matéria foi aprovada em decisão terminativa (dispensa votação pelo Plenário) pela Comissão de Assuntos Econômicos sob relatoria do senador Romário (PL-RJ). Segundo ele, no Brasil há cerca de 350 mil profissionais habilitados que serão alcançados por essa medida.

Embora o texto tenha sido aprovado por unanimidade, o senador Oriovisto Guimarães (PODEMOS-PR) demonstrou preocupação com o impacto financeiro da proposta. Ele alertou que a medida onera os cofres públicos do governos federal, estaduais e municipais em cerca de R$ 2 bilhões e não aponta fonte de receita para custear esses gastos.

Recentemente, os parlamentares aprovaram o piso dos profissionais de enfermagem sem previsão de fonte de pagamento e a medida não pôde entrar em vigor imediatamente dado o tamanho do custo para os governos.

A discussão irá prosseguir na Câmara dos Deputados. Caso não seja apresentado pedido para que o projeto seja submetido ao Plenário do Senado, o texto seguirá direto para exame dos deputados.

Postagens relacionadas

Fazenda projeta crescimento econômico do país de 2024 em 2,5%

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

Demora na regulamentação do mercado de carbono pode impactar exportações, diz Marina Silva

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais