No RJ, Lula defende recuperação de indústria de óleo e gás no estado

Ao lado de Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula defendeu a recuperação das indústrias de óleo e naval no estado. O petista afirmou que o RJ será um estado prioritário em um eventual governo petista, com foco em infraestrutura e produção para geração de emprego.

Lula ainda defendeu os investimentos feitos pelos governos petistas em refinarias. Ele rebateu editorial do jornal O Globo que, baseado em estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz que a Petrobras “desperdiçou bilhões de dólares” com refinarias que tem o custo de produção de combustível muito acima da média. Lula cobrou que a Federação Única dos Petroleiros (FUP) defenda a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, não para a própria Petrobras, mas para a sociedade. “Se não fosse essa refinaria, não teríamos o diesel com 10 ppm, que é o diesel mais limpo, usado nos países mais sofisticados”, declarou.

As declarações foram acompanhadas de colocações de Freixo, que defendeu o maior aproveitamento do gás natural para aumentar a empregabilidade e o investimento em petróleo e para diversificar a economia no estado. “A gente tem que retomar a produção para cá, porque isso é emprego na veia pro setor popular e mais pobre que é quem mais tá precisando hoje. E nisso, a gente depende muito do governo federal e é fundamental para o crescimento econômico do Rio de Janeiro”, disse Freixo.

Segurança Pública, Turismo e Cultura

Em referência ao crime organizado, Lula também declarou que as “guerras” do Rio de Janeiro ocorrem devido à ausência do Estado. O candidato defendeu ações policiais para a melhora da segurança pública e redução da criminalidade, a fim de tirar o “medo” das pessoas de ir para o estado.

O petista ainda defendeu a volta do Ministério da Cultura e o fomento da indústria cultural como geradora de emprego no RJ.

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais