Início » Ministro levou dados positivos da economia para mostrar aos investidores

Ministro levou dados positivos da economia para mostrar aos investidores

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaGovernoMinistério da EconomiaNotíciasUrgente

Emprego em alta, inflação em queda, economia em crescimento e contas do governo central rumando para o primeiro superávit desde 2013. São esses os argumentos que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem a apresentar aos investidores com os quais têm reuniões ao longo desta semana em Washington. Paulo Guedes retorna a Brasília no fim de semana.

Beneficiada por quedas de preços em commodities no atacado, a primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de outubro caiu 1,01%. O resultado abre espaço para IGP-M fechado de outubro fique negativo – repetindo setembro. Se isso sinalizaria novo ciclo deflacionário.

Os dados sobre a economia foram apresentados aos investidores como fronteira promissora para novos investimentos. A expectativa de Paulo Guedes é ter sua gestão à frente da Economia reconhecida perante a comunidade internacional, segundo fonte da área econômica.

Há uma semana, o Brasil deu mais um passo em seu processo de adesão à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a entrega do memorando inicial. Nesse documento, o país detalhou o grau de aderência aos instrumentos do organismo internacional.

No entanto, em relação às expectativas de crescimento da economia, há especialistas avaliando que a expansão esperada para este ano decorre de estímulos adotados nos últimos meses em meio à campanha eleitoral. O alerta inclui também o custo fiscal desse conjunto de iniciativas será elevado e não está previsto na proposta de Orçamento para 2023.

No segundo turno

Na semana que vem, ao retornar ao país, o ministro pretende engajar-se na campanha pelo segundo turno nos dois principais colégios eleitorais do país: Minas e São Paulo.

A avaliação no Ministério da Economia é de que as medidas adotadas na área social, como o Auxílio Brasil em R$ 600, os auxílios a taxistas e caminhoneiros e a desoneração do preço da gasolina, da energia, dos transportes e das comunicações, estejam agora mais claramente percebidas pela população.

Na semana passada, o governo anunciou a antecipação do pagamento desses benefícios, também de forma a intensificar seus efeitos até o dia 30, data do segundo turno.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais