Corte no programa Farmácia Popular afeta distribuição de 13 tipos de medicamentos

Foto: National Cancer Institute/Unsplash

A redução no orçamento do programa Farmácia Popular para 2023 vai afetar a distribuição de 13 tipos de remédios usados no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão arterial e asma, além de produtos como fraldas geriátricas.

Mas, temendo desgaste na campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Saúde, Marcelo Queiroga, que revertam os cortes feitos no orçamento do programa Farmácia Popular para o próximo ano.

Os dois ministros haviam reduzido a verba para distribuição gratuita de medicamentos e produtos do Farmácia Popular em 60% no Orçamento da União do ao que vem. O corte reduz a verba do programa no ano que vem dos R$ 2,04 bilhões no orçamento de 2022 para R$ 804 milhões na proposta de lei orçamentária de 2023, uma diminuição de 60%.

A decisão do corte já vinha sendo explorada pelo deputado André Janones (Avante-MG), que passou a atuar nas redes sociais para o ex-presidente Lula (PT). Janones destrava em suas mensagens que o governo havia cortado verba do Farmácia Popular para preservar recursos para o “orçamento secreto” no ano que vem.

Essa rubrica do orçamento privilegia deputados e senadores da base governista dentro do Congresso Nacional.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, informou ao presidente que o corte havia sido feito para respeitar o teto de gastos, mas assessores do presidente avaliaram que se tratava de uma “medida sem sensibilidade, especialmente em ano eleitoral’. Especialistas alertam que, além de afetar a saúde de milhões de pessoas, o corte pode pressionar a rede do SUS.

Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Chuvas no RS: governo antecipará restituição do IR para os gaúchos

Legalização de jogos de azar no Brasil gera divergências em debate na CCJ

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais