O ex-presidente Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e seis meses de prisão. Segundo Moro, Lula recebeu R$3,7 milhões de propina da OAS, no triplex do Guarujá. O ex-presidente pode recorrer em liberdade. Segundo Moro, o líder petista não será preso para evitar maiores traumas, apesar das evidências de tentativa de destruição de provas e intimidação de terceiros.
O juiz destacou na sentença que o réu adotou táticas de intimidação. “Aliando esse comportamento com os episódios de orientação a terceiros para destruição de provas, até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”
Mas o magistrado considerou. “Entretanto, considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação. Assim, poderá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentar a sua apelação em liberdade.” (Estadão)
Veja a repercussão nos veículos de comunicação:
Apesar de condenado, Lula não vai ser preso https://t.co/UGb6qeyllq pic.twitter.com/utHgK6Oasv
— Estadão (@Estadao) July 12, 2017
A sentença foi dada, a defesa de Lula entrará com apelação e o ex-presidente seguirá em liberdade. No entanto, além do processo do Triplex Lula é réu de outras quaro ações da Lava-Jato por crimes como obstrução de justiça, crimes de corrupção, lavagem, tráfico de influência e organização criminosa.
Condenado pelo caso do tríplex, Lula é réu em mais quatro ações da Lava Jatohttps://t.co/2pFI0Re9XE pic.twitter.com/xKiNJxSNRy
— Folha de S.Paulo (@folha) July 12, 2017
Com informações de Estadão e Folha.