Última votação da PEC dos Gastos


O Senado vota, a partir das 10h de terça-feira (13), o segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 55/16) que estabelece um limite para os gastos públicos.
No primeiro turno, a PEC teve o apoio de 61 senadores e apenas 14 votos contrários. Foram registradas poucas dissidências na base, sendo que 100% da bancada de dez partidos votou a favor do governo. No PSDB, principal aliado, o apoio também foi unânime.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), marcou para quinta-feira (15) sessão solene do Congresso para a promulgação da emenda.

Tendência – Aprovação com placar igual ou superior ao do 1º turno

CCJ do Senado recepciona a PEC 287 da Reforma da Previdência

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara se reúne nesta segunda-feira (12) para analisar o parecer do relator, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), sobre a constitucionalidade da Reforma da Previdência. A votação está prevista para a partir de terça-feira (13).

O governo espera concluir a votação na CCJ até quinta (15). O placar deverá ser semelhante ao da PEC dos Gastos, em agosto: 33 votos favoráveis e 18 contrários.

Aprovada a Reforma na CCJ, será criada Comissão Especial para analisar o tema, o que pode acontecer antes do recesso. O governo terá maioria.

Tendência – Aprovação ainda esta semana

Congresso vota Orçamento de 2017

A Comissão Mista de Orçamento apreciará parecer do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) à proposta orçamentária de 2017 na quarta-feira (14), às 9h. A votação do projeto no Congresso Nacional está marcada para o mesmo dia.

Antes, na terça-feira, o Congresso tentará concluir a análise de vetos presidenciais e o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que depende da análise de três destaques. A prioridade, entretanto, é a PEC dos Gastos, na pauta do Senado de terça.

O relator da receita este ano foi o deputado Daniel Vilela (PMDB-GO). Em novembro, a Comissão de Orçamento aprovou o relatório do parlamentar, que elevou a arrecadação federal do próximo ano em R$ 13,2 bilhões, totalizando R$ 1,407 trilhão.

Tendência – Aprovação nesta semana

STF julga se Assembleia precisa autorizar ação contra Pimentel

Em junho, o DEM entrou com Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) sustentando que não há necessidade de a Assembleia Legislativa de Minas Gerais autorizar o afastamento do governador Fernando Pimentel (PT), nem autorizar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a processar a ação penal. A ADI será julgada nesta quarta-feira (14) pelo Supremo.

O governador, investigado pela Operação Acrônimo, é suspeito de promover irregularidades, como recebimento de propina e lavagem de dinheiro, na campanha eleitoral de 2014, quando ocupava o cargo de ministro do Desenvolvimento do governo Dilma Rousseff.

Em maio, a Procuradoria-Geral da República pediu ao STJ que recebesse a denúncia de corrupção contra Pimentel sem essa autorização. A defesa de Pimentel entrou com um habeas corpus no Supremo para que a ação penal contra o petista só fosse aberta se autorizada pela Assembleia do estado.

Tendência – Indefinido

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais