TSE inicia julgamento da chapa Dilma-Temer


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia, a partir de terça-feira (04), o julgamento de ação apresentada pelo PSDB em 2014, que pede a cassação da chapa Dilma-Temer por abuso de poder econômico e político.

O relator da ação é o ministro Herman Benjamin, que será o primeiro a votar. Depois dele, será a vez do ministro Napoleão Nunes. Circulam informações de que ele poderia pedir vistas. Se isso acontecer, o julgamento seria adiado por prazo indeterminado.

Há dois ministros que deixarão o TSE nas próximas semanas: Henrique Neves (16 de abril) e Luciana Lóssio (5 de maio). Mesmo havendo pedido de vistas, ambos podem antecipar seus votos. Na semana passada, o presidente Michel Temer nomeou o substituto de Neves. Será o advogado Admar Gonzaga Neto.

TENDÊNCIA: Adiamento por conta de pedido de vista.

Relator pode apresentar parecer sobre a Reforma da Previdência

O deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da Reforma da Previdência, pode apresentar seu parecer na Comissão Especial entre quarta e sexta-feira (5 e 7). Se apresentar, a discussão na comissão pode começar a partir da semana de 11 de abril. Maia, entretanto, não descarta adiar seu relatório para a próxima semana. Entre os pontos que devem sofrer alterações está a regra de transição, que, segundo ele, precisa de ajustes.

Em entrevista recente, Maia citou dois casos hipotéticos para demonstrar a necessidade de mudanças nas regras de transição: um contribuinte com 50 anos de idade e 34 de contribuição que, pelas regras que constam da PEC, teria de esperar seis meses a mais e se aposentaria com pouco mais de 51 anos; e outro com 49 anos e o mesmo tempo de contribuição, mas que teria de passar mais 16 anos trabalhando, por não ter 50 anos no momento da reforma e para atingir a idade mínima de 65 anos.

TENDÊNCIA: Apresentação nesta semana.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais