Trump e o Brasil


A eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos é um evidente choque nas relações internacionais. Para o Brasil, o impacto é significativo, mas bem menor do que será para a Europa, México e países árabes, por exemplo.

Regionalmente, a vitória do bilionário traz incerteza e insegurança para o México e o Caribe, que são mais dependentes da economia norte-americana. Em especial, por disseminar tensão entre imigrantes e turistas.

No nosso caso, apesar de parceiro importante, o Brasil não é completamente dependente da economia americana, além de a relação comercial ser equilibrada. Mesmo o Democrata, partido de Obama, sendo mais simpático ao Brasil, a Casa Branca não liberalizou o mercado para produtos brasileiros como desejado.

O Itamaraty costuma trabalhar melhor com os republicanos, uma vez que suas convicções a respeito da abertura de mercados e menor nível de proteção são mais arraigadas. Além disso, a convivência com os democratas nem sempre foi tranquila.

A ex-presidente Dilma Rousseff foi espionada pela Agência Nacional de Segurança (NSA), um dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, fato responsável por uma crise diplomática que durou dois anos e só foi revertida com a visita de Dilma a Washington, no ano passado.

Em que pese as relações diplomáticas e comerciais terem se tornado mornas, o Brasil tem uma excepcional relação financeira com os Estados Unidos. O Brasil é um grande fornecedor de turistas, ao passo que os Estados Unidos têm relevantes investimentos diretos no Brasil.

Em 2013, os dois países iniciaram negociações visando a isenção de vistos para turistas. No ano passado, o Brasil aproveitou a realização das Olimpíadas e fez um gesto simpático, suspendendo temporariamente a exigência de visto para americanos, japoneses, australianos e canadenses.

Provavelmente, a diplomacia brasileira deve se manter longe da polêmica inicial decorrente da eleição de Trump, até porque nossa posição na lista de prioridades do novo presidente não é relevante.

Ao comentar a vitória de Trump, o Itamaraty lembrou, entretanto, a existência de novas oportunidades mutuamente proveitosas, a serem exploradas entre Brasil e EUA em investimentos, energia, educação, inovação e tecnologia, combate ao crime organizado, transparência e eficiência regulatória, infraestrutura e promoção dos negócios.

Ainda assim, se já não éramos prioritários no campo diplomático para os americanos, continuaremos a ser periféricos. O que, considerando as circunstâncias, é mais conveniente para o país.

Caso a escolha de Trump signifique um afastamento mais agudo dos Estados Unidos na região, a China poderá ampliar sua área de influência, estimulando investimentos em infraestrutura e ampliando o comércio com a região. Fato que pode estimular ainda mais as relações entre o Brasil e a China.

Publicado no Blog do Noblat em 10/11/2016.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais