Tropeços de Janot e suas consequências


Em meio à guerra santa aberta contra o presidente Michel Temer, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sofreu importantes derrotas na semana. Sua denúncia de corrupção passiva contra o presidente traz mais espuma do que conteúdo. É um documento politicamente forte e juridicamente frágil. Sem fatos novos, a Câmara dos Deputados não deve aceitá-lo.

Derrota 1: Raquel Dodge

A escolha pelo presidente da subprocuradora-geral Raquel Dodge para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR) logo após o anúncio da lista tríplice oferecida pelo Ministério Público Federal com indicações para substituir Janot, que deixará o cargo em setembro, foi uma grande derrota. Era o nome que ele não queria ver escolhido de maneira nenhuma.

Derrota 2: Aécio no Senado

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de devolver o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ao exercício de seu mandato foi outra pancada e contraria frontalmente as teses de Janot. No mínimo, fortalece o mundo político para enfrentar seus ataques.

Derrota 3: Rocha Loures em casa

A transformação da prisão do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor especial de Temer, em prisão domiciliar foi outra derrota. Talvez a menos contundente, já que existe a suspeita de que a decisão possa se relacionar com uma possível futura delação premiada. Uma delação contundente de Loures contra Temer reverteria os equívocos e tropeços de Janot.

A decisão do STF de validar os acordos de delação feitos pela PGR era mais do que esperada. Porém, a ressalva de que podem ser anulados se existirem vícios ou descumprimento do combinado foi mais do que adequada. Não pode, portanto, ser considerada uma derrota para ele.

Futuros ataques

Considerando o quadro, Janot terminou a semana enfraquecido. Mas, como é de seu feitio, anunciou que permanecerá no ataque.

“Até dia 17 de setembro, a caneta estará na minha mão. Enquanto houver bambu, vai ter flecha” – Rodrigo Janot, Procurador-geral da República.

Assim, as expectativas são de que Janot vai continuar a atacar o mundo político até sua saída.

Os ataques virão por meio de declarações contundentes contra os investigados, visando alimentar o circo midiático; pela já esperada nova denúncia contra Temer; e por outras denúncias contra políticos. O processo deve incluir vazamentos para a imprensa, de modo a manter o ambiente tenso e constranger o mundo político a aceitar a denúncia na Câmara.

Sem alimentar a fogueira política de Brasília, Rodrigo Janot perderia brilho e importância no final de seu mandato. O que não lhe interessa, já que possui planos ambiciosos para quando deixar o cargo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais