Temer visita Índia e Japão


O presidente Michel Temer faz sua quarta viagem internacional desde que assumiu em definitivo a Presidência da República. Nesta segunda-feira (17), ele tem reunião com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Na terça-feira (18), embarca para o Japão para a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro em 11 anos. Temer será recebido pelo imperador Akihito e pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe.

Já no dia 20, Temer embarca de volta ao Brasil. A previsão é que chegue a Brasília na sexta-feira (21). A Presidência será exercida interinamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

TENDÊNCIA: Boa repercussão internacional e oportunidade de reuniões com investidores

Banco Central decide taxa de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central faz sua penúltima reunião do ano para decidir a taxa básica de juros. Desde 9 de julho de 2015 os juros estão em 14,25% ao ano. A expectativa é que a taxa seja reduzida para 14% esta semana. Caso isso ocorra, será a primeira redução desde o afastamento temporário de Dilma Rousseff da Presidência da República, em 12 de maio deste ano.

A aprovação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição que limita o gasto público nos próximos 20 anos e a queda no preço dos combustíveis anunciada pela Petrobras justificam a redução da taxa.

A ata da reunião será divulgada na próxima semana (25/10). A última reunião do ano do Copom está marcada para os dias 29 e 30 de novembro.

TENDÊNCIA: Redução dos juros para 14% ao ano

Repatriação e pré-sal na pauta da Câmara

Os deputados continuam em busca de um acordo para mudanças na Lei da Repatriação, referente a valores de brasileiros em contas bancárias no exterior.

Pela lei, a tributação é cobrada sobre todo o fluxo dos recursos enviados. O projeto altera esse dispositivo para que a taxação incida apenas sobre o saldo do contribuinte em 31 de dezembro de 2014. Outra aspecto que o projeto pretende alterar é o prazo-limite para a adesão, prorrogando do dia 31 de outubro para o dia 6 de novembro. Passando pela Câmara, a proposta segue para o Senado. Se aprovada, vai à sanção.

Outro item da pauta é a continuidade da votação do projeto que acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras participar com 30% nos leilões do pré-sal. O texto principal já foi aprovado, mas falta a votação de sete destaques.

TENDÊNCIA: Repatriação depende dos governadores; pré-sal deve ser adiado

Congresso tenta concluir votação da LDO e do crédito para o Fies

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou sessão do Congresso para terça-feira (18), às 11 horas. A expectativa é que sejam votados três vetos presidenciais e dez projetos de lei do Congresso.

Somente após a votação dos três vetos, o Congresso poderá examinar projetos de crédito suplementar, como o que libera recursos para o Fies (PLN nº 8/16). E concluir a análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017 (PLN nº 2/16).

Com relação ao Fies, o PLN nº 8/16 abre crédito suplementar no valor de R$ 1,1 bilhão no Orçamento da União, em favor do Ministério da Educação e de Operações Oficiais de Crédito.

Em consequência do atraso na aprovação, estudantes têm reclamado que não conseguem, desde julho, acessar o sistema do Fies.

TENDÊNCIA: Conclusão da votação da LDO e do projeto sobre o Fies

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais