Temer tem a menor oposição em 20 anos


Todos os dias a mídia produz avaliações catastróficas sobre o futuro do governo Temer. Em geral, elas estão baseadas no cenário nebuloso sugerido pelas delações feitas à Operação Lava-Jato e na falta de reação da economia às medidas editadas para enfrentar a recessão.

No caso da Lava-Jato, há pouco a fazer além de esperar, com o atenuante de que a maioria dos políticos implicada incide na mesma falta – uso de caixa 2. Sobre o mau desempenho econômico, todos estão de acordo em que antes do segundo semestre de 2017 não haverá boa notícia a comemorar.

A crise existe e é grave, mas é preciso levar em conta outros aspectos, em geral positivos, da atual conjuntura. O mais interessante deles é que o governo Temer tem na Câmara a segunda menor oposição dos últimos 20 anos – cerca de 90 deputados de cinco partidos, 17% do plenário. No Senado, de 81 integrantes, são menos de 20 parlamentares.

Em outras palavras, o presidente conta com uma das mais sólidas bases políticas desde o segundo mandato de Lula, o que lhe permitiu entregar uma agenda de dez temas relevantes de várias áreas, a maior parte deles relativa ao ajuste fiscal.

É verdade que há apreensão no mercado a respeito da garantia de aprovação de medidas futuras, como a Reforma da Previdência, mas até aqui Michel Temer cumpriu o que prometeu. Além disso, o ambiente político, ainda que tenso por causa do fator Lava-Jato, não está sob forte pressão das ruas, do Congresso e da mídia como ocorria nos últimos seis meses de Dilma Rousseff na Presidência.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais