Temer e o PSDB


Sem fatos novos, o maior problema do presidente Michel Temer é o PSDB. O partido está dividido de forma bastante séria (PSDB vive clima interno conturbado). Existem números conflitantes em termos de apoio ao presidente. Para o governo, cerca de 20 deputados em 46 votariam contra Temer. Para outros, o número chega a 38 contra o governo. O presidente da legenda, Tasso Jereissati (CE), propõe o desembarque, estimulado pela bancada jovem na Câmara.

Na segunda-feira (10), a cúpula do partido teve uma reunião com o ex-presidente FHC em seu apartamento, em São Paulo. O objetivo era unificar a linguagem do PSDB em um momento grave e delicado. Nada mudou após a reunião e o PSDB segue com o governo, mas sempre com a possibilidade de mudar de posição caso a situação se deteriore ainda mais.

Consta que FHC acreditaria que Michel Temer é inocente das acusações de Rodrigo Janot e que elas são bastante inconsistentes. No entanto, reconheceria que o contexto é complicado e acharia difícil algum presidente resistir ao ataque diário da Rede Globo ao seu mandato.

Coligação com PMDB e DEM

FHC também acharia que o PSDB tem compromisso com as reformas e a governabilidade. E que poderia, juntamente com o PMDB e o DEM, liderar uma coligação capaz de eleger o próximo presidente. Ao contrário do que se divulgou, FHC não defende a renúncia de Temer. Porém, acha que um bom gesto – em face das circunstâncias – seria abrir mão de um ano do mandato em favor da antecipação das eleições presidenciais para dezembro deste ano.

Olhando o passado do PSDB, o rompimento com o governo parece pouco provável. Dificilmente o partido obrigaria Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Bruno Araújo (Cidades) a abandonar o Ministério. O encontro pode terminar sem uma definição clara que obrigue o partido a se posicionar contra Temer. Por outro lado, os dissidentes podem ser liberados para votar contra Temer em plenário. A balança vai pender para um lado ou para outro dependendo do surgimento de fatos novos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais