Sucessão na Câmara: Rodrigo Maia na ponta


O balanço inicial da campanha pela presidência da Câmara dos Deputados indica amplo favoritismo do atual comandante da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Mesmo sob a incerteza jurídica de que possa se manter no cargo, ele vem avançando na conquista de apoios.

Além da preferência do Palácio do Planalto e do apoio total do DEM, Maia conta com a adesão do PMDB e do PSDB, as maiores bancadas governistas da Casa. Os tucanos embarcaram na ideia da recondução do atual presidente após o compromisso do presidente Michel Temer de nomear o ex-líder Antônio Imbassahy (BA) para a Secretaria de Governo, o que esvaziou as pretensões do partido de lançar candidatura própria.

Rodrigo Maia também está conquistando votos nas legendas de oposição e no Centrão, bloco de partidos médios com cerca de 200 deputados. O apoio de parte desse grupo a Maia desidrata ainda mais as candidaturas de Rogério Rosso e Jovair Arantes, líderes do PSD e do PTB, respectivamente.

Rosso, que foi o primeiro a lançar candidatura, vem passando por um processo acelerado de isolamento. Sem o apoio integral dentro da própria bancada e sem o apoio do líder máximo da legenda, ministro Gilberto Kassab, o deputado já admite desistir da disputa.

Essa eventual desistência tende a beneficiar mais Rodrigo Maia que Jovair. O líder do PTB trabalha sob a lógica de “pescar” votos nas legendas, ciente de que dificilmente terá apoio irrestrito de alguma bancada, exceto a de seu partido.

A quarta candidatura, do ex-líder do PDT e ex-ministro do governo Dilma André Figueiredo, ainda não foi lançada oficialmente, mas já vem sendo trabalhada nos bastidores. O pedetista busca a união dos partidos de esquerda em torno de seu nome. Mas trata-se de difícil missão porque parte dessas legendas está marchando com Maia. Além do próprio PDT, Figueiredo só conseguiu até agora a adesão de uma ala do PSB comandada pelo deputado Júlio Delgado (MG). Ele também mantém conversas com o PT e o PCdoB, que ainda não fecharam questão mas tendem a votar em Maia.

Os petistas vivem uma crise interna em função da disposição de respaldar o atual presidente. Há uma cobrança por coerência em torno do partido. O discurso é o de que o PT não poderia apoiar uma candidatura de um aliado do governo Temer, um dos responsáveis pela derrubada da ex-presidente petista Dilma Rousseff. Por sua vez, o líder da bancada, Carlos Zarattini, justifica que a participação na chapa de Maia é uma forma de respeitar o princípio da proporcionalidade, que garante ao partido um cargo na Mesa Diretora.

No entanto, o desfecho da sucessão na Câmara não se dará apenas com a eleição marcada para o dia 2 de fevereiro. Há várias ações apresentadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a legalidade da candidatura de Rodrigo Maia. Elas se baseiam em dispositivo constitucional que veda a recondução de um membro da Mesa para o mesmo cargo dentro da mesma legislatura. Dessa forma, a depender da decisão do STF, a sucessão pode ganhar outros rumos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais