STF reforça papel do Senado


A decisão do Supremo Tribunal Federal aumenta a confusão que a tramitação do impeachment agregou à política. Deu novo fôlego para o governo e desagradou a oposição. A maioria dos ministros decidiu que cabe ao Senado instaurar ou não o processo, por maioria simples, depois de aprovada a autorização, por dois terços, pela Câmara dos Deputados.

A consequência política é que o futuro da presidente Dilma Rousseff passa a depender do Senado. Ou seja, da atuação política do senador Renan Calheiros, presidente da Casa.

O impeachment volta, praticamente, à estaca zero. A maioria dos ministros também entendeu que não cabe chapa avulsa – os líderes devem indicar os integrantes da comissão especial que examina o assunto na Câmara – e que a votação deve ser secreta. O contrário dos procedimentos adotados até aqui, que devem, portanto, ser anulados.

A decisão foi um verdadeiro balde de água fria para a oposição. Especialmente porque o Senado pode, por maioria simples, arquivar o pedido de impedimento mesmo que aprovado por maioria qualificada (2/3) da Câmara. Por essa razão, a oposição promete apresentar recurso ao STF com o objetivo de tentar reverter tal entendimento. É pouco provável, porém, que tenha sucesso.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi o mais derrotado. A decisão de hoje reduz o poder da Câmara, seu rito foi anulado pelo STF e ele terá que repetir a votação. Mas ganha sobrevida na medida que o STF decidirá sobre seu afastamento somente em fevereiro. Com isso, ele ainda poderá estar na presidência da Casa para refazer os procedimentos do impeachment.

O resultado não foi bom para o vice-presidente Michel Temer uma vez que se transfere para o Senado a decisão de instaurar ou não o impeachment. Renan Calheiros, presidente do Senado, tem feito duras críticas ao vice-presidente por causa de sua atuação nas articulações que precederam a decisão de Cunha de aceitar o pedido de impedimento da presidente Dilma. Renan atribui a Temer o desgaste do PMDB.

O aspecto negativo para o governo é que a decisão do STF reduz a motivação dos políticos em favor de uma convocação extraordinária do Congresso em janeiro. Apenas depois do carnaval, na segunda semana de fevereiro (daqui a dois meses), o assunto será tratado pelo Congresso. O adiamento contraria fortemente o interesse do Planalto, que queria uma solução rápida para evitar que a expectativa de más notícias econômicas do primeiro trimestre contamine as manifestações de rua, combustível para o voto anti-Dilma.

Como a tramitação do impeachment retornou à estaca zero, a disputa pelas lideranças partidárias no início do ano que vem tende a ser bastante acentuada. Está marcada para fevereiro, por exemplo, eleição do novo líder do PMDB na Câmara. O presidente Michel Temer deve contra-atacar diante do movimento feito pela ala governista do partido ao devolver a Leonardo Picciani, aliado de Dilma, o cargo de líder da legenda.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais