Show do povo que sabe festejar e superar adversidades com magia


O inacreditável espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos no Brasil, na última sexta-feira, enviou várias mensagens a públicos diversos. O público mais importante, atingido em cheio pela beleza do evento, foi a população brasileira, que vive um longo momento de perda de autoestima.

O que foi mostrado representa a incrível capacidade dos brasileiros de fazer melhor do que outros países, desde que tenha condições para tal. A abertura no Maracanã superou em muito o que foi exibido em Olimpíadas anteriores.

Outro público – aqueles que sempre acham que tudo vai dar errado e que por isso não deveríamos nos meter em nada universal ou global – também recebeu sua lição. Teve de aceitar que a festa foi excepcional, além de todas as expectativas.

Oferecemos um panorama planetário e universal do caráter transformador das manifestações culturais de qualidade produzidas no país. A cultura é o moto-perpétuo da evolução do ser humano, e os Jogos são o momento de ultrapassar limites no esporte. O Brasil revelou ao mundo o que é ser brasileiro. E mostrou como somos, apesar de tudo, um povo tolerante, multiétnico e multicultural que trabalha em uma frequência cultural de vanguarda. As cenas responsáveis pelo deslumbramento surgiram da mistura de criatividade e tecnologia, realidade e mundo virtual com sotaque tropical.

Em outras atividades, do mundo artístico ou real, o Brasil já é reverenciado. Por exemplo, em matéria de futebol, vôlei, música, publicidade, agribusiness, acesso a celulares, softwares para internet, leis de meio ambiente, política social e por ser a quarta democracia do mundo, com quase 130 milhões de eleitores que votam em urna eletrônica com resultado revelado em seis horas.

A festa da abertura dos Jogos, no entanto, tem a força das sombras de LED dançando no Maracanã, ícones da modernidade visual e templo do esporte que os consumidores de Brasil lá fora identificam num segundo.

No momento em que o país faz esse show fantástico, vale lembrar a frase recente do historiador Kenneth Maxwell, para quem “os problemas do Brasil, embora possam parecer grandes, estão longe de serem os piores do mundo ou insuperáveis”.

A abertura das Olimpíadas expôs virtude e fortuna. A virtude de enfrentar desafios. A fortuna de ter feito as escolhas certas e de ter maravilhado a todos com elas. Serve de exemplo para o governo e os políticos tomarem as decisões necessárias para enfrentar os desafios presentes.

Os profissionais que produziram o evento formam um premiado dream team – Andrucha Waddington, Abel Gomes, Daniela Thomas e Fernando Meirelles. No governo, apesar da política e de suas tragédias, também temos um “dream team” econômico que pode nos levar a tempos melhores. Precisamos que a magia da festa esportiva de sexta-feira inspire a seleção brasileira e a vida pública.

No primeiro caso, embora sobre talento, falta atuar como equipe, honrar a camisa, acertar o gol. O futebol é um jogo que já levou à superação de algumas nações em momentos difíceis, como aconteceu com o próprio Brasil na Copa de 70, nos anos de chumbo. No segundo, da política, as falhas do percurso estão sendo reparadas aos poucos, mas mantendo o rumo. Temos experiência em planos de emergência, de combate à superinflação e restauração das instituições, que funcionam.

Por mais que possam existir problemas ao longo das competições, o espetáculo disse ao mundo que somos capazes. Às vezes, nos é difícil dar conta do ordinário, mas, quando se trata do extraordinário, podemos ser insuperáveis.

Este texto foi escrito e para a coluna de Murillo de Aragão, e está publicado no site O Tempo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais