Serra na mira da nova oposição


Durante os últimos 12 anos, a oposição liderada pelo PSDB atuou para desgastar o governo petista atacando a sua política externa, considerada excessivamente ideológica. Tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal, foram inúmeros os eventos que marcaram essa estratégia, embora o ministério de Relações Exteriores como instituição tenha sido relativamente poupado.

O Protocolo de Adesão da Venezuela ao MERCOSUL, por exemplo, tardou mais de três anos para ser ratificado. Tudo por razões políticas. Ao negar o ingresso venezuelano ao bloco sul-americano, a oposição da época acreditava fragilizar uma política cujas orientações e determinações não saíam mais do Palácio Itamaraty, mas da assessoria internacional da Presidência da República, chefiada por Marco Aurélio Garcia.

Havia o entendimento de que essa chancelaria paralela desidratava cada vez mais o ministério de Relações Exteriores como formulador e executor da política externa. A expansão dos postos brasileiros no exterior também foi objeto de críticas assim como o perdão de dívidas de países africanos governados por ditaduras. O desembolso de recursos do BNDES para obras em Cuba, Nicarágua, Equador, Venezuela e outros, classificado como secreto, também foi motivo de reações duras contra o governo da presidente afastada. Estes são alguns exemplos de temas que colocaram governo e oposição em campos opostos quando a política externa deveria ser uma política de Estado.

No entanto, os diplomatas brasileiros, incluindo a maioria dos ministros que nesse período comandaram o Itamaraty, foram preservados. Não havia a intenção de manchar uma corporação cuja excelência sempre fora reconhecida interna e externamente.

Com a posse de José Serra, muda tudo. Quem era oposição vira governo e vice-versa. Quem era vidraça, agora atira pedras. E as diferenças não param por aí. A nova oposição tem um alvo, claro e objetivo: o ministro. Serra está na alça de mira da política interna.

PT e seus aliados não descansarão enquanto não abaterem Serra. Por quê?

José Serra vinha sendo a noiva cobiçada pelo PMDB para disputar a presidência da República em 2018. Foi por diversas vezes encorajado a deixar o ninho tucano e ingressar nas hostes do maior partido político do Brasil.

Michel Temer, ainda vice-presidente e no comando da sigla, entendia que Serra teria pouca margem de manobra no PSDB, onde o senador Aécio Neves (MG) e o governador Geraldo Alckimin (SP), figuravam como potenciais candidatos.

A crise política abreviou o mandato do PT, fez de Temer o presidente da República e chamuscou, por motivos e razões distintas, tanto Neves como Alckmin. O senador mineiro é investigado a pedido da Procuradoria-Geral da República. Não se sabe como e em que condições sairá dessa situação de desgaste. O governador paulista é obrigado a lidar com escândalos de corrupção e denúncias de violência cometidas pela polícia militar. Também é provável que enfrente desgaste capaz de minar suas pretensões políticas. Isso sem contar que os tucanos não se bicam.

Trata-se de um cenário que pode ser favorável ao chanceler. Ele sabe disso e a esquerda também. José Serra poderia repetir Fernando Henrique Cardoso, o último político a comandar o ministério das Relações Exteriores. Portanto, derrubá-lo é fundamental para tentar equilibrar o jogo político em 2018. A melhor maneira de fazê-lo é por meio das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado, atualmente presididas pelos tucanos Pedro Vilela (AL) e Aloysio Nunes (SP).

É perceptível que os antigos aliados da presidente e de Lula buscarão tumultuar a gestão do ministro. Para esse grupo, Serra é visto apenas como um político cujo projeto prioritário é ocupar o Palácio do Planalto. O PSDB tem todas as condições para neutralizar essa estratégia, mas para isso precisará de unidade e coordenação das duas comissões com o Itamaraty.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais